As sete maravilhas do mundo moderno
As Novas Sete Maravilhas do Mundo foi uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas. A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas pagas e apresentada publicamente no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
Quando se fala em sete maravilhas do mundo, é comum relacionar à célebre lista das Sete maravilhas do mundo antigo, que reúne as mais notáveis construções da antiguidade. Esta lista, entretanto, não é mais a única a tentar enumerar as maiores realizações da humanidade e/ou da natureza.
A lista original -Sete maravilhas do mundo antigo :
•Pirâmides de Gizé
•Farol de Alexandria
•Jardins suspensos da Babilônia
•Templo de Ártemis
•Estátua de Zeus
•Mausoléu de Halicarnasso
•Colosso de Rodes
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO :
Muralha da China
Petra
Cristo Redentor
Machu Pichu
Chichén Itzá
Coliseu de Roma
Taj Mahal
Fonte : http://www.sohistoria.com.br/curiosidades/setemoderno/
Este blog visa a publicação de materiais relacionados a essas apaixonantes áreas do conhecimento.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
domingo, 20 de novembro de 2011
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Historia da escravidão no Brasil
No período de Colonização , ocorria o tráfico negreiro, em que eram buscados negros da África para trabalhar como escravos nas colônias como mão-de-obra,exercendo diversas formas de trabalho fossem nos engenhos ou no serviço doméstico .
Os negros trazidos da África para a colônia provinham de diversas nações. Identificandos por sua tribo de origem pela tatuagem, corte de cabelo, uso de jóias ou fisionomia que caracterizava sua singularidade
Os escravos eram marcados na pele com fogo para facilitar a identificação ; o tratamento que recebiam e as condições desumanas que eram submetidos reduziam-lhes a condição de animais.
Os escravos representavam fonte de riqueza e poder ,ao serem valorizados como dinheiro e força de trabalho.Nos mercados eram expostos e colocados a venda pelos comerciantes que adquiriam muitos lucros.
Os escravos que fugiam ou cometessem alguma falta eram castigados ; o açoitamento no tronco era uma punição pública feita para os outros nao seguirem o mesmo exemplo.
O Brasil imitou o modelo europeu durante todo o período colonial,demonstrando traços dessa influência nas construções,na cultura,nos hábitos ,nas roupas.Os ex-escravos também se comportavam de acordo com esses padrões.
Mesmo diante das dificuldades do sistema,os negros encontravam meios de resistir a dominação,muitos mantiveram seus costumes,sua dança e o desejo de liberdade.
Pinturas de Johann Moritz Rugendas e Jean-Baptiste Debret
O que é História ? Alguns conceitos...
"O objetivo da História é por natureza o homem." (Marc Bloch)
"A história é um profeta com o olhar voltado para trás. Pelo que foi e contra o que foi e anuncia o que será."(Eduardo Galeano)
"Não há história pura, não há história imparcial. Toda história serva à vida, testemunho e compromisso." (José Honório Rodrigues)
"A história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade traz dentro de si o princípio da sua própria contradição e que gera a transformação constante na História é a luta de classe."(Karl Marx)
"Historia est testis temporum, lux veritatis, vita memoriae, magistra vitae, nuntia vetustatis" (De Oratore, 2.36), ou, em significantes da última flor do Lácio: A História é a testemunha do tempo, a luz da verdade, a vida da memória, a mestra da vida e a mensageira da antiguidade.
"A história é uma galeria de quadros onde há poucos originais e muitas cópias." (Alexis de Tocqueville)
"Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la."
(Oscar WIlde)
"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova." (Mahatma Gandhi)
"A história é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro." (Miguel de Cervantes)
"Quando falamos de história, temos o costume de nos refugiar no passado. É nele que se pensa encontrar o seu começo e o seu fim. Na realidade, é o inverso: a história começa hoje e continua amanhã." (D. N. Marinotis)
"A História é a versão dos eventos passados sobre os quais as pessoas decidiram concordar." (Napoleão Bonaparte)
"A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos hoje."
(Henry Ford)
"A história justifica tudo quando se quer. Ela não ensina rigorosamente nada, pois contém tudo e dá exemplos de tudo." (Paul Valéry)
"A história do mundo é o registro do homem em busca do pão de todos os dias." (Hendrik Willem Van Loon)
Um pouco sobre a profissão de historiador
Historiador
"Indivíduo que estuda, pesquisa ou escreve sobre história"
Fonte: Redação Brasil Profissões
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser historiador?
Historiadores são profissionais que reúnem documentos e dados, situam os fatos em seu contexto, reconstroem, interpretam e analisam o passado de indivíduos, grupos e movimentos sociais, instituições, regiões, cultura, arte, idéias e costumes - que abrangem todos os aspectos da História.
Quais as características necessárias para ser historiador?
É preciso ter interesse em leitura, boa memória, boa redação, ser organizado, capacidade de análise e reflexão, além de interesse pelas questões sociais.
Características desejáveis:
· boa memória
· capacidade de organização
· capacidade de síntese
· curiosidade
· espírito de investigação
· facilidade de expressão
· gosto pela pesquisa e pelos estudos
· gosto pelo debate
· habilidade para escrever
· interesse pela leitura
· raciocínio lógico desenvolvido
· senso crítico
Qual a formação necessária para ser historiador?
Para exercer o magistério no ensino fundamental e médio, é preciso ter bacharelado e licenciatura em história. Para o ensino universitário, a licenciatura não é necessária, mas quase sempre é preciso ter o grau de mestre ou doutor. Há programas de mestrado e doutorado em história que constituem excelente qualificação para prestadores de serviços de consultoria na área de produção cultural em geral.
Principais atividades de um historiador
Além de atuarem como professores do ensino fundamental, médio e superior, historiadores atuam na área de pesquisa e consultoria, dedicando-se a:
· levantar e analisar a bibliografia sobre o assunto em pauta;
· analisar e interpretar documentos originais como cartas, telegramas, diários, jornais, fotografias, gravações, objetos, arquivos;
· fazer o levantamento e organização de acervos;
· fazer entrevistas e organizar informações;
· escrever e publicar teses, artigos, livros, revistas e catálogos;
· elaborar projetos e levantar recursos;
· organizar exposições históricas e eventos comemorativos em museus, sítios históricos, bibliotecas e arquivos públicos, empresas privadas;
· organizar seminários e ciclos de debates;
· assessorar empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens;
· assessorar escritores, roteiristas e autores de produções culturais na criação de seus projetos;
· atuar como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores, e cenários externos de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama.
Áreas de atuação e especialidade
· Ensino: lecionar no ensino fundamental, médio e superior.
· Consultoria: levantar e organizar informações para publicações, exposições e eventos em empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e CD-ROM ou emissoras de TV. Dar palestras e seminários.
· Pesquisa: investigar e analisar fatos históricos, consultando as mais diversas fontes (bibliotecas, entidades, pessoas etc.). Publicar teses (pela universidade) ou livros, quando o tema é de interesse geral.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para historiadores é um pouco restrito nos setores público e privado. Prefeituras e municípios têm feito concursos para o ensino fundamental e médio. A abertura de vagas e concursos depende da aposentadoria dos professores em exercício e de autorização do MEC. Porém, o aumento do número de universidades particulares e cursinhos pré-vestibulares gerou crescimento da demanda por professores de História. Há um crescimento do mercado também na área das atividades de pesquisa e consultoria para produções culturais. Nos centros de pesquisa histórica o mercado é estável.
Curiosidades
A profissão de historiador é antiga, já que, por natureza, o homem sempre procurou desvendar os mistérios do passado. No final do século XIX, os estudiosos classificavam a história como os fatos que eram localizados em tempo e em espaço, ou seja, apenas privilegiava os grandes acontecimentos e as personalidades notórias.
Mas essa visão vem mudando, e o campo que a matéria abrange vem aumentando, incluindo os fatos cotidianos, estudando as relações interpessoais, os conflitos regionais, religiosos, ou seja, analisando a sociedade sobre o ponto de vista econômico, político, étnico, cultural, popular e etc.
Com isso, o historiador passa a compreender a fundo as razões, as explicações dos fatos e, assim, pode também propor soluções, uma vez que está engajado com a problemática social.
Mas essa visão vem mudando, e o campo que a matéria abrange vem aumentando, incluindo os fatos cotidianos, estudando as relações interpessoais, os conflitos regionais, religiosos, ou seja, analisando a sociedade sobre o ponto de vista econômico, político, étnico, cultural, popular e etc.
Com isso, o historiador passa a compreender a fundo as razões, as explicações dos fatos e, assim, pode também propor soluções, uma vez que está engajado com a problemática social.
Assinar:
Comentários (Atom)




