quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mitologia Asteca - Maia - [2 de 4] - Tonantzin Deusa Mãe - Guadalupe - C...




Profecias do Apocalipse assombram a Humanidade desde a Antiguidade

Dilúvios, tempestades de areia, abóboras famintas, fogos universais: o medo do fim do mundo está presente desde o começo da Humanidade, adquirindo características diferentes, segundo a civilização e o nível de conhecimento.
Confrontados a grandes ciclos naturais, os povos expressaram desde o começo dos tempos a angústia por uma catástrofe que acarretaria inverno ou noite eternos.
Mais recentemente, o temor do fim do mundo ressurgiu em forma de catástrofe ecológica, de "inverno nuclear" ou de asteroide gigante.
"Cada mundo parece provisório. Antes do monoteísmo, as civilizações temiam que estes ciclos naturais acabariam um dia. Muitos ritos estavam associados a este medo", explica à AFP o historiador Bernard Sergent, autor do livro "La fin du Monde" (O Fim do Mundo, em tradução literal).
Assim, "os astecas consideravam que a cada 52 anos o Sol corria o risco de desaparecer e faziam sacrifícios humanos para garantir seu renascimento", destaca este especialista em mitos, que evoca também narrativas sobre o fim do mundo na Mesopotâmia e na antiguidade greco-romana, entre outras civilizações.
O mito do dilúvio universal é um dos mais antigos, anterior ao da Arca de Noé do Antigo Testamento, destacou.
Já aparece, por exemplo, na epopeia da origem suméria "Gilgamesh", considerada a narrativa escrita mais antiga da História. Foi escrita em tábuas de argila, aproximadamente 13 séculos antes da nossa era.
Na África ocidental, o mito mais generalizado é o da abóbora gigante que devora aldeias e inclusive a humanidade inteira.
O Apocalipse
O mito do fogo universal existe na Grécia, na Escandinávia, na Índia e nas culturas pré-hispânicas. Os astecas evocavam quatro catástrofes sucessivas, causadas pela água e pelo fogo.
Com as religiões monoteístas, prosperaram os profetas do Apocalipse, uma palavra que vem do grego "revelação".
Na Bíblia, o Apocalipse segundo o apóstolo São João, também conhecido como o Livro das Revelações, descreve uma série de cataclismos e dramas cósmicos que destroem uma parte da Terra e os astros.
O Islã também tem narrativas de tempestades, invasões ou incêndios que põem fim ao mundo. Também existe o Dia do Juízo Final e da Ressurreição.
Na Idade Média, a chegada do ano mil provocou pânico de que o mundo fosse acabar em uma Europa arrasada pela peste e pela fome.
Em 1013, um eclipse solar provocou também temores apocalípticos, que ressurgiram com força no ano 2000.
"O que está em jogo nestes eventuais finais do mundo é a nossa responsabilidade frente aos deuses ou à natureza e os castigos desencadeados por ter desafiado uma ordem que nos supera", destaca Jean-Noel Lafargue, autor do livro "Les fins du monde de l'antiquité à nos jours" (Os fins do mundo, da antiguidade aos nossos dias, tradução literal).
"Antes, Deus punia os homens ou os recompensava. Hoje, não precisamos de deuses, as catástrofes causadas pelo homem bastam", disse.
Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/profecias-apocalipse-assombram-humanidade-antiguidade-210140859.html



domingo, 27 de maio de 2012

7 meses de A hIsToRiA 7

Saudações aos visitantes do blog a historia 7!
A idéia de produzir um simples trabalho academico gerou este fruto que esta para completar 7 meses de existência... .Pesquisar e partilhar textos e sobretudo videos sobre temas historicos é muito bom.Torço que gostem e desfrutem bastante.Divulguem,comentem e mantenham contato com nosso blog.
Abraço.
Dumontt

África - uma história rejeitada

Documentário traz depoimentos sobre a Guerra do Contestado

terça-feira, 17 de abril de 2012

Faz o Quê? História- Bloco IV

Faz o Quê? História- Bloco III

Faz o Quê? História- Bloco I

Faz o Quê? História- Bloco II

História

Giro Universitário - Curso de História - PARTE 01

Giro Universitário - Curso de História - PARTE 02

Curso de História, curso de licenciatura em história e curso de bacharel...

sábado, 21 de janeiro de 2012

"Fosseis do Brasil" -museus

"Descoberta, manutenção e exibição de fósseis encontrados no território brasileiro, nos seguintes museus: Museu de Paleontologia Vinge-Un Rosado (UFERSA, CE), Museu de Ciências Naturais e de História (Barra do Jardim, CE), Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (CE), Museu de Paleontologia de Monte Alto (SP), Museu de História Natural (Taubaté, SP) e Museu dos Dinossauros (Peirópolis, MG)."

Fósseis do Brasil - museus (parte 2)

Fósseis do Brasil - museus (parte 1)

domingo, 15 de janeiro de 2012

We Are the World antes e depois

"We Are the World 25 for Haiti" é a nova versão da música "We Are the World" feita com o objetivo de ajudar as vítimas dos terremotos no Haiti, essa versão também comemora os 25 anos da versão originalmente lançada em 1985.




Nós Somos o Mundo


Chega o momento quando nós ouvimos uma certa chamada.

Quando o mundo deve vir junto como um.

Há pessoas a morrer..

E é tempo de dar uma mãozinha para a vida.

O maior presente de todos.

Nós não podemos continuar , fingindo todos os dias.

Alguém, nalgum lado mais tarde vai ter a mudança.

Nós somos todos da fantástica e grande familia de Deus.

E é verdade , tu sabes , amor é tudo o que precisamos.

Refrão:

Nós somos o mundo, nós somos as crianças.

Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante

Então vamos lá começar a doar.
Havia uma escolha que estávamos a fazer.

Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.

É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.

Apenas tu e eu.

Enviem-lhes os vossos corações

Assim eles vão saber que alguém se importa com eles.

E as suas vidas vão ser mais fortes e livres.

Como Deus nos mostrou como tornar pedras em pão.

E então nós todos devemos emprestar uma mãozinha de ajuda.
Havia uma escolha que estávamos a fazer.

Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.

É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.

Apenas tu e eu.

Quando estás em baixo e fora , parece que não há esperança nenhuma .

Mas se acreditares que não há maneira de nós cairmos .

Bem , bem , bem , bem deixa-nos perceber que a mudança só pode vir .

Quando nós,

aguentarmos junto como um .

Havia uma escolha que estávamos a fazer.

Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.

É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.

Apenas tu e eu.

Nós somos o mundo, nós somos as crianças.

Nós somos os únicos que fazem o dia brilhante

Então vamos lá começar a doar.

Havia uma escolha que estávamos a fazer.

Estávamos a salvar as nossoas próprias vidas.

É verdade , nós vamos fazer um dia melhor.

Apenas tu e eu.

We Are The World - 2010 (legendado)

USA for Africa - We are the world (Legendado PT) HQ Michael Jackson

domingo, 8 de janeiro de 2012

Eu Nasci a 10 mil Anos Atrás - Raul Seixas

g

"Raul Seixas lançou em Há 10 Mil Anos Atrás diversas canções de temática mística. Apesar do disco apresentar canções tristes como "Canto Para Minha Morte" ou "O Homem", também contém números divertidos e bem-humorados como "Os Números", "Eu Também Vou Reclamar" ou "O Dia da Saudade", além do sucesso que dá o nome do disco, "Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás". O álbum marca duas despedidas: foi o último álbum do cantor pela Philips e o último de sua parceria com Paulo Coelho".

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

mulheres de Atenas-Chico Buarque.




Este video ilustra uma interpretação histórica do papel da mulher na sociedade grega, tendo como referência a famosa música de Chico Buarque de Hollanda: Mulheres de Atenas. Além de uma interessante explicação da canção do Chico, com certeza nos ajuda a compreender um pouco o papel exercido pela mulher em nossa sociedade.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Fim do mundo a 21 de Dezembro de 2012

SEGUE EM ANEXO UMA INTERESSANTE MATERIA SOBRE AS PROFECIAS ACERCA DESTE ANO DE 2012 NA VISAO DE UM ESTUDANTE DE ASTROBIOLOGIA...VALE A PENA CONFERIR.
DESDE JÁ MEUS SINCEROS VOTOS DE UM PROSPERO 2012 PARA TODOS!!!

As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. Bastante atractivas são também as histórias sobre conhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia, e que já se encontra à venda para o público (assim como vários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.


* Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.


Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.






Outras Profecias


Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.
Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.
Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.

Discutiram também um projecto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.
Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.






Análise Crítica
O documentário fala de outros “profetas”: "Mother Shipton", Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros.... em que todos eles prevêem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias - é este tipo de notícias que vende - o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espectadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que no episódio “A Verdade” apontaram para 22 de Dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!


Podem ver críticas ao documentário aqui:


http://skeptico.blogs.com/skeptico/2006/08/2012_mayan_prop.html


http://alignment2012.com/historychannel.html


















Carlos OliveiraEm termos das previsões "acertadas", lembremo-nos que as previsões são sempre bastante vagas e muitas interpretações cabem lá dentro; cabendo sempre as interpretações que nós queremos dar... após os acontecimentos. Por outro lado, a estatística explica bastante bem as previsões que até possam ter sido específicas e acertaram. Todos os dias no mundo há imensas previsões feitas e estatisticamente falando algumas têm que ser acertadas! Dar relevância às que pensamos ser certas, não percebendo que existem muitas mais que são erradas é um erro muito comum em estatística.


Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem excepção, estavam enganadas.






Geocentrismo Temporal
Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.
É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica quando se viaja no Tempo é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direcção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja.... e assim sucessivamente.


Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados - quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).






Em 2013 voltarei a este assunto.


2007-05-25



Por Carlos Oliveira *

Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=21960&op=all